Produtos Finais
Os Produtos Finais que pretendemos obter são:
- Dossier de projecto
- Site
- Posters
- Dia da fruta
- Estação no pedy-papper do Ecoescolas
- Caixa das sugestões colocada na Cantina
- Carta de recomendações
- Panfletos informativos
Os Produtos Finais que pretendemos obter são:
O nosso grupo chama-se A.E.S. (Alimentação Escolar Saudável) e é constituído por seis elementos, Carlota Neto, João Mota, João Assoreira, João Bolas, João Ferreira Nuno Cruz, da Área de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária João de Deus do 12º ano, turma C.
O nosso tema partiu do tema geral para a turma, “Sustentabilidade”. Assim, estamos a trabalhar no problema “Como promover o consumo responsável na alimentação escolar?”
Recolhemos informações sobre os costumes de alimentação da comunidade escolar através de inquéritos. Estamos também a planear o “dia da alimentação saudável ” na cantina, que consiste num dia em que o nosso grupo irá para a cantina cozinhar comida saudável para a comunidade escolar. Estamos também a planear a organização de uma estação num peddy-paper que irá decorrer na segunda semana de Maio.
Os Produtos Finais que pretendemos obter são:
Dossier de projecto, organização de estação de Peddy-paper, dia da alimentação saudável na cantina da escola com alimentos
maioritariamente regionais, relatório final do projecto e um poster de divulgação do projecto.
Contactos:
E-mail: aes.12c@gmail.com
Site: www.ae-saudavel.webnode.com.br
Resultados entrevistas a alunos.doc (698 kB)
No decorrer dos dias 10,11,12 e 14 de Maio do ano 2010, deu-se na escola João de Deus em Faro a “Semana Aberta de Área de Projecto”. O grupo A.E.S., participou na presente actividade através do projecto “Dia da Fruta” realizado no dia 11 de Maio e com uma estação no Peddy Paper Eco-Escolas no dia 12 de Maio.
No que toca ao projecto “Dia da Fruta” o nosso grupo desempenhou no geral todas as tarefas necessárias à excelente realização da actividade. O grupo esforçou-se bastante em manter sempre a máxima higiene na banca que se encontrava no átrio de entrada da escola. Nessa banca tínhamos variada fruta para que os alunos pudessem ter muitas opções de escolha, tendo assim sempre algo do seu agrado para comer, bem como sumos de laranja natural para se puderem refrescar. Foi ainda colocado na sala dos professores um cesto com fruta variada para que os professores mais preguiçosos ou com falta de tempo pudessem também participar na actividade.
Nesta actividade do “Dia da Fruta” tivemos alguns aspectos positivos tais como:
- Uma muito boa adesão por parte da comunidade escolar (alunos, professores e funcionários);
- A introdução de bons hábitos alimentares na comunidade escolar através da promoção de fruta e sumos de laranja grátis;
- Uma parceria com o grupo “Projecto Patas Felizes” no desfile canino realizado porte este, com a intenção de não dispersar o público para as duas diferentes actividades e para uma melhor promoção de ambas as actividades, juntando assim o útil ao agradável;
- Entrega de grande quantidade de fruta (cedida pelos patrocinadores) à comunidade escolar, tendo sido quase a totalidade de que predispúnhamos;
- Um muito bom patrocínio para a fruta e divulgação do “Dia da Fruta” por parte dos patrocinadores.
Como não podia deixar de ser, também tivemos alguns aspectos negativos neste dia, tais como:
- Não haver tanto sumo de laranja natural quanto o que era solicitado de manhã, devido à falta de tempo e métodos de que dispúnhamos;
- Algum desperdício de fruta por parte dos alunos, apesar de ser menos do que o que era esperado pelo grupo;
- Poucas peras para oferecer;
Depois de analisados todos estes aspectos tanto positivos como negativos concluímos assim que o “Dia da Fruta” foi um grande sucesso. Isto porque conseguimos incutir à comunidade escolar uma alimentação saudável neste dia (que é o principal objectivo do grupo), pois muitos alunos andavam com uma peça de fruta e um sumo de laranja nas mãos durante grande parte do dia, enquanto perdurou a actividade, e tudo isto com pouco desperdício de fruta por parte dos alunos. Além disto tivemos ainda bastantes elogios por parte dos alunos e professores em relação à boa iniciativa deste dia.
Em relação à prestação do nosso grupo na estação presente no Peddy Paper Eco-Escolas, tudo correu como previsto. Todos os membros do grupo realizaram perfeitamente as suas tarefas (à excepção do membro do grupo João Mota que não esteve presente nesta actividade devido a uma participação no desporto escolar), estando assim tudo preparado à hora prevista de modo a realizar o Peddy Paper sem grandes contratempos durante a participação dos alunos na nossa estação.
Foi uma actividade bastante engraçada de realizar, pois foi muito divertida a interacção com os alunos participantes tanto no que toca ao encontro do fruto, como nas respostas dadas nas perguntas realizadas.
Pontos positivos desta participação no Peddy Paper foram:
- Uma manhã diferente, o que é sempre bem-vindo para mudar um pouco a rotina escolar tanto do nosso grupo como dos participantes;
- O fácil entendimento por parte dos alunos do que consistia a actividade;
- A interacção com os vários alunos da escola;
- Oferta de fruta para os alunos que passassem na nossa estação;
- Nunca houve lista de espera por parte dos participantes pois tínhamos tomado providência em relação a isso;
- Empenho dos alunos na actividade;
- Estar tudo preparado a tempo e horas, correndo a actividade sem grandes imprevistos, sendo que os que houveram foram facilmente ultrapassados.
Como pontos negativos podemos apontar:
- Algumas pequenas atrapalhações da nossa parte em relação aos grupos iniciais que foram à nossa estação devido à nossa falta de prática;
Analisando esta actividade da participação do nosso grupo no Peddy Paper com a ajuda dos pontos positivos e negativos, chegámos à conclusão que a nossa estação esteve muito bem representada e que correu tudo em feição, não ocorrendo imprevistos difíceis de se ultrapassar, tendo assim a nossa participação sido uma mais-valia para o Peddy Paper.
Para finalizar podemos dizer que tivemos uma muito boa prestação na “Semana Aberta de Área de Projecto”, pois das duas actividades que realizámos, todas elas foram cumpridas com o máximo de rigor possível da nossa parte sem grandes contra-tempos.